Tabor Turismo

Ícones

Ícone é uma palavra grega que significa imagem e designa, especificamente uma imagem sagrada, geralmente pintada sobre madeira segundo técnicas e tradições antigas cultivadas sobre tudo no oriente cristão.

Não se trada de uma simples obra de arte ou de um objeto de devoção piedosa ilustrando algum tema religioso, mas com suas linhas e cores, o ícone sintetiza o principais conteúdos teológicos da nossa fé, elaborados desde os primeiro séculos do cristianismo..

Poderíamos dizer assim que o ícone e uma teologia em cores, pois aquilo que é comunicado aos nossos ouvidos através da palavra proclamada, se comunica silenciosamente aos nossos ouvidos através dos ícones.

Assim palavra e imagem se iluminam mutualmente revelando o mesmo mistério, ou seja, a encarnação de Cristo.

É justamente porque o verbo se fez carne  e habitou entre nós, e o nosso criador assumiu uma face visível no filho encarnado,  é que nos podemos representa-lo nos Santos Ícones.

Através dele podemos contemplar  a realidade celeste inaugurada pela ressureição do salvador, como se olhássemos através   de uma janela para o invisível. Quando os  comtempla pode experimentar algo do céu. A beatitude em que vive Cristo   a Virgem Maria, os Santos e a qual todos nós somos chamados a participar desde já, nos deixando iluminar e transfigurar pela face de Cristo.

Dom Paulo Domiciano

Monge Beneditino do Mosteiro da Transfiguração – Santa Rosa – RS