Tabor Turismo

O QUE FAZER QUANDO A COMPANHIA AÉREA PERDE A SUA BAGAGEM

Você está sozinho com a esteira de bagagens, onde vê três malas dando voltas e voltas, e nenhuma das três é sua. Não entre em pânico. Aproximadamente 98% da bagagem perdida retornam (cedo ou tarde) para seus proprietários, de acordo com as companhias aéreas, que indicam ter métodos para rastrear e localizar a bagagem perdida. No entanto, as estratégias a seguir da Tabor Turismo irão ajudá-lo a se preparar em caso de isso acontecer (ou como resolvê-lo).

1. AVALIE A SUA COMPANHIA AÉREA Algumas pessoas nem sequer consideram em reservar um quarto em um hotel sem antes ler os comentários deixados pelos clientes no site do hotel. Por que não fazer o mesmo com uma companhia aérea? Sites como Skytrax (em Inglês), permitirão que você avalie a classificação da companhia em áreas como atendimento ao cliente, entre outras coisas, para que você saiba o que esperar se a sua bagagem está perdida. Não faria mal se você pesquisa no site da companhia aérea as políticas de responsabilidade corporativa em relação à bagagem perdida. Por exemplo, as maiorias das companhias aéreas não devolverão o valor do dinheiro correspondente aos objetos de valor que você tem dentro da bagagem registrada.

Dentro desta categoria, objetos de valor da família, joias, dinheiro, computadores ou câmeras e filmadoras estão incluídos. Deixe esses itens em casa ou embalá-los em uma bolsa. Algumas apólices de seguro de viagens fornecem cobertura para a bagagem perdida; no entanto, é importante ler atentamente as respectivas cláusulas e ver se o que eles oferecem realmente vale o dinheiro que você gastou nos itens.

2. FAÇA UM INVENTÁRIO DA BAGAGEM Faça uma lista detalhada dos objetos que irão à bagagem despachada. Isso será muito útil se suas malas são perdidas e se você tiver que apresentar uma queixa para a companhia aérea. Escreva cada peça de roupa e todos os acessórios, calçados e pertences pessoais, assim como as marcas, cores, tamanhos e características que identificam a sua bagagem (marca, cor, tamanho) rapidamente. Como alternativa, pode tirar fotos de suas malas com seu telefone celular ou câmera que leva na bagagem de mão. É uma boa ideia fazer que sua equipagem se visse atraente: adicione na mala uma fita colorida brilhante ou marque-lo com uma fibra lápis de tinta indelével a cores. Isso vai evitar que outras pessoas com uma bagagem semelhante acidentalmente levem a mala e pode ajudar à companhia identificar facilmente a sua bagagem em caso de perda.

3. FAÇA SUA MALA PARA O PIOR DOS CASOS  Se você viaja em companhia de outra pessoa e ambos registrarão a bagagem, pode arrumar as pertences na mala de seu companheiro e vice-versa. É altamente improvável que as duas bagagens terminem perdidas; Dessa forma, a pessoa lesada tem pelo menos uma muda de roupa. Alternativamente, faça uma muda de roupa (ou, pelo menos, uma mudança de roupa interior) na sua bagagem de mão. Adicione uma cópia de seu itinerário de viagem e as informações de contato de seu hotel dentro de cada bagagem. Finalmente, adicione etiquetas que tenham informação de contato de seu hotel, além das informações de sua casa, em cada mala.

4. SIGA AS REGRAS DA COMPANHIA AÉREA Observe pessoalmente que o agente da recepção coloque as etiquetas de registro a suas malas. Confirme com o agente, se for necessário, que tanto a sua equipagem como o recibo de reclamação das malas devem ter um código de três letras do aeroporto do destino. Tire uma foto de seu recibo de bagagem, no caso de você perder. Se você quer medidas de segurança adicionais, faça uso de um serviço de marcação de bagagem, que mediante uma taxa, brinda etiquetas com um número de série associado ao passageiro (ou seja, você) através de um banco de dados online.

5. AGIR IMEDIATAMENTE Primeiro, olhe em volta: as suas malas podem estar perto do cinto de transporte onde você está esperando ou de outra. Caso contrário, vá para a recepção da companhia aérea com o comprovante de reclamação da bagagem, descrição ou fotografia da mala. Respire profundamente, mantenha a calma e seja educado. Algumas companhias aéreas podem dizer onde está sua mala (ou onde eles acreditam que possa estar). Pode até estar no próximo voo do mesmo ponto de origem, em caso você pode possa esperar. De qualquer forma, não saia do aeroporto sem concluir um relatório de bagagem perdida e obter (1) uma cópia do relatório; (2) o nome e o número de um contato da companhia aérea para que você possa manter o controle; e (3) detalhes, por escrito, sobre como registrar uma reclamação e quando a companhia aérea ira reembolsar os gastos para substituir o essencial da sua perda (guarde os recibos) até que eles acharam sua equipagem ou em caso sua mala não apareça mais.

6. ACOMPANHAMENTO Quando você se registrar no hotel, informe ao pessoal da recepção que a companhia aérea perdeu sua bagagem e que vão fazer a entrega mais tarde. Eles também podem ajudar com as ligações para a empresa aérea; de qualquer maneira, não deixe de fazer o acompanhamento. Alguns hotéis oferecem também artigos para economizar tempo. Finalmente, se você acha que não recebeu um bom tratamento da companhia aérea, registre uma reclamação com a Aviation Consumer Protection Division (Divisão de Defesa do Consumidor da aviação). E, a partir de agora, analise a possibilidade de voar apenas com bagagem de mão.