Com certeza você odeia esse sentimento de ansiedade que se sente quando você ouve, “seu voo foi cancelado”. É ainda mais decepcionante descobrir que as leis que obrigam as companhias aéreas a dar vouchers para hotel e refeições às vezes não são reais. Hoje, cada companhia aérea define suas próprias regras, e o nível de assistência irá variar dependendo se o cancelamento do voo é devido a um ato da natureza, como o tempo, ou uma desvantagem da empresa, como um problema mecânico. Mas com as dicas da Tabor Turismo você irá minimizar o estresse e as dificuldades causadas pelo cancelamento dos voos.
1. CONHEÇA OS SEUS DIREITOS Para conhecer os seus direitos, você pode ler a seção “Contract of Carriage” (Contrato de Transporte) no site da sua companhia aérea. Isto é particularmente importante se você decidir voar em companhias aéreas de baixo custo (o barato sai caro). Você logo vai esquecer as economias alcançadas se você tiver que passar a noite na cadeira dura e reta do aeroporto quando sua companhia aérea se recusar a ajudar-lhe durante uma tempestade de neve. Também não é uma má ideia levar uma cópia impressa do seu Contrato de Transporte de sua companhia aérea para ter uma política escrita do registro da empresa.
2. INVESTIGAR Procure na internet os antecedentes de chegadas dentro do prazo e o número de voos que a companhia cancelou. Faça o mesmo com os aeroportos. Verifique não apenas os cancelamentos de voos anuais que têm, mas em qual época do ano é mais comum.
3. RESERVE SEUS VOOS SABIAMENTE Reserve sua passagem no primeiro voo do dia. Quanto mais tarde seja o voo da companhia área, o atraso será maior se surgirem problemas com o tempo ou mecânicos. Além disso, normalmente os primeiros voos do dia são mais baratos. Também é bom reservar voos sem escala, que custam mais, mas valem a pena, porque entre mais conexões o voo tem, maiores suas chances de ter problemas. Se você viaja para um evento especial, deixa algum espaço no caso de haver atrasos. Se o casamento de seu melhor amigo (a) é sábado de manhã, reserve um voo que chegue à quinta-feira ou sexta-feira cedo, ao invés de um que seja tarde na sexta-feira ou sábado muito cedo. Finalmente, ao fazer sua reserva, se inscrever para ser notificado se acontecer qualquer atraso no voo. Dito isto, as notificações nem sempre chegam a tempo, assim que você deverá verificar o seu horário do voo manualmente.
4. PREPARE-SE PARA O SEU VOO Confira o tempo, tanto em seu destino final como nos locais onde vai fazer escala. Uma semana antes do voo, comesse a prestar atenção às tempestades. Você também pode verificar os atrasos que ocorrem nesses dias em voos semelhantes ao seu. Tais atrasos indicam problemas de tempo ou de outro tipo. Salve o número gratuito de reservas e o site de sua companhia aérea no seu telefone celular para se comunicar com eles imediatamente assim que você escute o cancelamento de seu voo. Tente incluir em sua bolsa de mão alguns itens que vai precisar em caso que o voo atrase, e não apenas um pouco de roupa, mas também carregadores para dispositivos eletrônicos, alimentos, detalhes de contato de seu hotel e locadora de veículos. Finalmente, é importante fazer check-in cedo, com 24 horas de antecedência, se for possível. Assim, parece como se você tivesse sido registrado mais cedo, em caso seu voo estivesse sobre vendido.
5. SOBRELEVAR A CRISE Assim que você saiba que cancelaram seu voo ou que teve um atraso, faça a fila para reservar novamente. Enquanto espera, verifique se a companhia já voltou a reservar seu assento. Se você não tiver, tente reservar on-line ou através das reservas gratuitas da empresa. Também pode fazê-lo através do Twitter; as companhias aéreas olham essas mensagens e respondem rapidamente a todas as informações recebidas através deste meio. Se você acabar precisando de ajuda no balcão, mostre o seu cartão de passageiro frequente, assim você ganhará alguma prioridade. No entanto, note que há uma ordem estabelecida para fazer a reserva novamente: passageiros de primeira classe que pagam tarifa completa, de passageiro frequente selecionado, passageiros de classe econômica que pagam tarifa completa, passageiros de classe econômica que pagam com descontos, passageiros que usam milhas acumuladas.
6. ACONTECER O QUE ACONTECER, SEJA AMÁVEL Repita: Seja gentil. Não é culpa do empregado da companhia que seu voo esteja atrasado ou ter sido cancelado. Colabore com o empregado para que ele possa ajudá-lo. Compartilhe com ele os resultados de sua investigação: informação de outros aeroportos próximos a seu destino e horários de outras empresas aéreas que cheguem a seu destino. Além dos resultados, lembre-se de respirar profundamente e sorrir.