Tabor Turismo

PARA PAPA FRANCISCO, IGREJA DEVE ACOLHER DIVORCIADOS

O Papa Francisco, na última quarta (5), clamou por uma igreja mais aberta – que acolha pessoas divorciadas e casadas novamente e seus filhos. “Nada de portas fechadas!”, disse o Papa para uma multidão reunida para sua audiência pública semanal em Roma.

“Os batizados que estabeleceram uma nova união após o fracasso do sacramento matrimonial não estão, de maneira alguma, excomungados. E eles não deveriam ser tratados como tal”, disse Francisco.

Os católicos divorciados e casados novamente, embora não excomungados, estão atualmente impedidos de comungar. Em outubro, bispos católicos do mundo todo vão se reunir no Vaticano para rever esse e outros ensinamentos da Igreja em relação à família.

O catecismo da Igreja Católica diz que, enquanto o divórcio por si só não “constitui uma ofensa moral”, “contrair uma nova união, mesmo que reconhecida pela lei civil, adiciona gravidade ao rompimento: os que se casam novamente ficam então numa situação de adultério público e permanente”. Papa Francisco encorajou as igrejas Católicas a acolherem as crianças cujos pais sejam divorciados: “não devemos colocar mais peso sobre as crianças nessa situação do que elas já são obrigadas a carregar”.

O sumo pontífice ainda acrescentou que a igreja não tem como encorajar os pais a criarem seus filhos dentro da fé cristã se os mantivermos afastados”. Fonte: noticias.band.uol.com.br