Muitas pessoas não sabem o que é isso. Algumas já até imaginaram o que seja, e por isso nós da Tabor Turismo vamos explicar o que é jet lag e dar algumas dicas de como evitá-lo.
Jet lag é uma expressão em inglês que não possui uma tradução definida na língua portuguesa, mas é utilizada para caracterizar uma “descompensação horária” causada em um indivíduo quando troca de fuso horário.
Em alguns casos, a palavra jet lag pode ser traduzida como um sinônimo de insônia.
Etimologicamente, a palavra jet lag é formada pela união dos termos jet (“jato” ou “avião”, em inglês) elag (“atraso” ou “retardamento”, em inglês). Representa uma alteração do ritmo biológico da pessoa quando faz longas viagens internacionais, caracterizada por problemas físico e psíquicos. Entre os principais distúrbios está a perturbação no ciclo do sono, com alterações dos hormônios, em especial a hidrocortisona.
O jet lag acontece porque o corpo humano está normalmente adaptado a ter uma determinada rotina em um período de 24 horas (acordar, comer, estudar, jantar, dormir e etc). Essa rotina é conhecida como “ritmo circadiano” e, quando uma pessoa muda drasticamente o fuso horário ambiente, descontrola a sincronia do corpo, fazendo-o ficar bastante confuso.
Enjoos, irritação, fadiga, insônia, prisão de ventre, e outros problemas fisiológicos podem ser alguns dos sintomas causados pelo jet lag.
Jetlag Social
A expressão jetlag social é um conceito utilizado para definir a diferença entre o “relógio biológico” de uma pessoa, ou seja, o ritmo circadiano, e o “relógio social”, que define os compromissos sociais de um indivíduo ao longo do dia.
De acordo com médicos especialistas, a falta de uma boa noite de sono, alimentação e descanso, dificulta o bem-estar da pessoa ao longo dos dias, causando alguns dos sintomas característicos do jet lag (insônia, estresse, irritabilidade e etc).
O jetlag socialé uma expressão utilizada como sinônimo de estresse
Algumas Dicas:
– Durante o voo é possível começar a adaptação, que pode significar não aceitar a comida servida no avião, se este for o caso. Se sua fome não permitir recusa, opte por alimentos leves e evite bebidas alcoólicas para que não exista distúrbios nos padrões de seu sono.
– O uso de calmantes e sedativos, sob prescrição médica, é uma boa maneira de reeducar seu sono. Os medicamentos, no entanto, não são recomendados no avião, especialmente para viagens longas, então, reeduque seu sono ainda em casa.
– Fazer exercícios leves assim que chegar ao seu destino é uma boa maneira de evitar o jet lag. Nosso organismo se adapta conforme a quantidade de luz do ambiente, se falta luz, o corpo entende que está se aproximando da hora de dormir, em ambientes com muita luz, o corpo sabe que está na hora de se movimentar.
– Além dos sintomas normais do jet lag, podemos evitá-lo ficando longe do estresse e cansaço antes e durante a viagem, então comece arrumando sua mala com um tempo de antecedência da viagem e separe todos os seus documentos em um envelope, para que no momento do embarque sua mente esteja relaxada e sem preocupações. Durma bem na noite anterior e evite comidas pesadas na alimentação antes da viagem.
Com essas dicas você conseguirá aproveitar bastante sua viagem para Europa, ou qualquer outro país que tenha uma grande jornada de voo, boa viagem! Fonte: significados.
Tem alguma outra dica? Compartilha conosco.